Se voc um iniciante ou empresrio j atuante e quer montar um negcio ou reformular o nome da sua empresa, este artigo ajudar voc a ter uma viso clara de como proceder ao criar um nome inesquecvel para sua empresa. Saber exatamente como criar um nome para sua empresa ou marca.
????????
De todos os elementos, documentaes e decises necessrias de uma jornada como abrir uma empresa, provvel que o nome dela ou do produto seja uma das tarefas mais difceis de executar.
E realmente difcil, por no ter um conhecimento do processo criativo para a escolha ideal do nome da marca ou produto. Mas calma, nem tudo est perdido, vou te mostrar uma forma, uma tcnica, um processo onde voc ir destravar sua mente e construir um nome que seja inesquecvel.
Por ser um processo criativo voc pode encontrar, ou mesmo desenvolver outras etapas nesse procedimento. O importante no ignorar os passos essenciais que mostro aqui.
Vamos l:
Voc decidiu criar uma empresa e nela voc quer transmitir valor, algo que seja reciproco ao seu consumidor. Algo que d orgulho para voc e eles. Deixe bem claro o seu proposito: o por que dela existir?
Brainstorming uma expresso americana que na traduo para o portugus significa ?tempestade cerebral? ou ?tempestade de ideias?: jogar vrias ideias para selecionar a melhor. A dica que voc faa uma reunio com pessoas chaves da empresa, ou at familiares e amigos. No recuse, no deboche das ideias mais erradas que possam vir parecer, o foco central criar e na mesa de ideias nada jogado fora. Quanto menos se espera pode vir a luz no fim do tnel. V contra as regras e a mar, crie um nome diferente, crie uma nova tendncia, um novo mercado.
Escreva todas as sugestes no papel, no descarte nenhuma. Somente no final, escolha as melhores e debata sobre elas.
Divirta-se! Afinal, voc est criando sua empresa ou produto!
Nome descritivo: Indica o que a empresa, produto ou servio faz. So bem objetivos, impossvel no saber o que eles fazem.
Ex: Chocolates Garoto
Siglas: Abreviao de nomes, o que pode ser tambm da descrio.
Ex: SBT (Sistema Brasileiro de Televiso)
Inventados: Palavra criada para representar a marca, produto ou empresa.
Ex: DUDALINA, A marca criada a partir dos apelidos de seus fundadores (Duda e Lina)
Sugestivos: Remetem ao aspecto da marca
EX: Livraria Leitura, o prprio nome j entrega.
Experincias: feito em cima de sentimentos ou experincias que a marca entrega.
Ex: Claro Telefonia, representando clareza e entendimento ao ligar.
Nomes Prprios: Algumas Empresas utilizam o nome dos donos.
Ex: Calvin Klein, marca de roupa; ticas Diniz, loja de culos.
Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessvel e no algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por no conseguirem pronunciar. Avalie bem a fontica para no ser tratada como bullying.
Dois pontos cruciais a ser feito ainda so: O registro de patente da marca e o registro de domnio, ambos so registrados em rgo diferentes.
O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) quem faz o registro das marcas, voc pode fazer sozinho no prprio site ou pesquisar empresas que prestam este servio. O registro oficial s vlido se for feito pelo INPI. S assim para voc e sua empresa ficarem salvos de plgios e cpias de marcas.
E por fim, veja se est disponvel para registro como nome de domnio, exemplo: www.suamepresa.com.br, a final se voc est fora da internet, voc est fora do mercado. Voc pode fazer por conta prpria nos sites da godaddy ou registro.br. Uma dica extra, registre o mximo de extenso (.com, .com.br, .net?) que puder, para no haver problemas no futuro e outra empresa ou profissionais comprarem junto e ganhar audincia e trafego em cima do seu site. Ou procurar ns mesmo para fazer o seu registro, o que mais seguro, pois ter um profissional especializado no assunto.
Gostou deste artigo, veja tambm como criar construir uma identidade visual para sua empresa. Compartilhe!!!