Toda pessoa tem uma assinatura que a identifica, certo? É nesse contexto que se aplica a ao se ter uma logo. A logo de uma empresa seja indústria, varejo ou profissional autônomo, é o maior patrimônio de um negócio bem sucedido. Por isso é importante saber como criar logo, usa-la de forma inteligente, criativa e coerente.
Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, uma assinatura, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.
A logo tem 3 elementos essências:
? Nome
? Símbolo
? Tipografia
???????
O nome pode parecer simples, mas não é. Muitos iniciantes ao montar sua empresa se deparam com a dura e talvez a mais difícil tarefa de escolher o nome para sua empresa, afinal, ela vai durar bastante tempo, se assim, você empresário se esforçar para fazer sucesso. Por que falo isso! Pela minha experiência em consultoria, todo empreendedor fica horas, dias ou até meses pensando no nome, e realmente não é uma tarefa fácil.
A dica primordial é: ela tem que ser algo representativo para o consumidor. Mas, mais ainda ela tem que ser algo significativo para o dono do empreendimento. Pode parecer meio incoerente, mas não, não é. Na verdade ela tem que ser significativo para ambos. O público alvo tem que se senti a vontade ao falar o nome da marcar e consequentemente o dono tem que ter orgulho do mesmo.
É a imagem ou figura que representa sua marca. É a parte que pode ser identificada, mas não falada pelo consumidor. Pode perceber como por exemplos: o M de MC Donald?s; o animal felino Puma, da marca Puma; a Maçã da Apple; o coração da Kibon; os peixes da Hering; o risco em baixo da palavra Nike; em fim. Tem um montão de exemplos, só observar os produtos em sua volta? Esses símbolos são geralmente escolhidos, talvez pelo fato do cérebro humano, assimilar mais uma imagem que um texto, é cognitivo.
A tipografia pode causar uma enorme diferença no projeto da logo. Ela pode ser fina ou grossa, pode ter detalhes ou não. Geralmente o olho clínico para saber qual é a melhor fonte para aquele determinado projeto, é o profissional de designer gráfico. É ele quem vai saber orientar os espaçamento e mensagem que quer se passar na construção da logo usando aquela fonte especifica.
Mas vale lembrar, que não é uma regra ter o símbolo agregado a sua logo. Tudo depende da estratégia que o profissional de designer está criando. Pode apenas ser a tipografia bem trabalhada.
A aplicação e visualização constante dessa assinatura (logomarca) em todo o material gráfico vai gerar uma melhor memorização da Marca toda vez que o consumidor ver. Promovendo assim uma fixação da marca na memória dos clientes e do público alvo. Eles aprenderão a associar aquele logo com os produtos ou serviços desenvolvidos pela sua empresa e esse é um ponto especial.
É muito importante salientar que você procure um profissional qualificado para a construção da sua logomarca. É ele quem vai designar o conceito que vai ser aplicado, seguindo as estratégias pré-estabelecidas. Pois sua logo vai estar em vários materiais de distribuição, como na papelaria, nos outdoor?s, panfletos, TV, no site, assinatura de e-mails dos funcionários, em cartões de visita e em anúncios publicitários.
A logo deve ser simples, você pode até se inspirar em alguns já vistos e conhecidos do mercado, mas nada de plagiar, sua marcar tem que ser autentica e exclusiva.
Não há uma regra para a escolha da logo, mas fatores como área de atuação, perfil da organização, tipo de produtos, público-alvo, entre outros são essenciais na tomada de decisão, esses fatores ajudam muito.
Abaixo você pode ver algumas das logos criadas por mim, Felipe, autor deste artigo.
Portando, agora que você sabe quais são os pontos importantes na hora de criar sua logo. Você pode tomar a decisão de tentar fazer sozinho, quebrar a cabeça ou ser amador contratando o famoso: ?meu sobrinho faz? e depois se arrepender ou ir direto à página de vendas e entrar em contato com a gente para criamos sua logo profissional. Basta clicar aqui, vê e entrar em contato!