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Para começarmos a falar sobre identidade visual de uma empresa, vamos ao significado ao pé da letra das palavras = ?IDENTIDADE + VISUAL?.



Segundo o dicionário a palavra IDENTIDADE é: substantivo feminino Documento de identificação; comprovante de que alguém é a pessoa que se diz ser: carteira de identidade.



E VISUAL: Referente à vista ou à visão: afecção visual. Memória visual, a que guarda a lembrança daquilo que se viu (por opos. a memória auditiva).Raio visual, linha reta que vai do objeto ao olho do observador.



Explicado bem os significados, essa junção das duas palavras, dá outro significado e que se adéqua no meio publicitário empresarial. Toda empresa precisa também de uma identidade, algo que a represente sempre ao olhar pra ela, seja através de sua logo, uma cor, um traço da fonte, uma fachada de loja e todos os elementos que a acompanhe.



Vejamos agora o significado real no meio empresarial de uma identidade visual



Identidade Visual é o conjunto de elementos que representa visualmente um conceito sistematizado de uma empresa. Pode ser um nome, ideia, produto, serviço, empresa ou instituição. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.



Uma das formas mais comuns de aplicar este conceito é no material de Papelaria.





A papelaria consiste em aplicar à identidade visual conceituada. Isto é, a forma de como a empresa, produto ou serviço vai se transmitir ao seu público alvo.



Itens criados na Identidade Visual:



Logo;

Papel Timbrado Tamanho A4;

Receituário;

Envelope Saco;

Envelope Carta;

Cartões de Visita;

Crachás;

Pasta com bolsa / orelha;

Estes itens acima são praticamente o inicio ou o básico da construção de uma identidade visual.



Mas existem outras formas de aplicar a identidade visual: como Folder, Placas, Plotagem de carros, Pintura da empresa e lojas (caso haja) etc?



?Lembre-se, para criar uma identidade visual forte, você precisa estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Onde os valores e objetivos da empresa estão incorporados e criando uma relação de conexão com o consumidor.?



Um grande erro comum é o empreendedor começar a montar já a empresa, sem criar seu propósito, sua missão e como ele quer ser visto e lembrado no mercado (é aqui entra a identidade visual). O design tem que fazer parte da estratégia da empresa desde o começo. Não é o caso de montar o negócio e só depois pensar no design. Você tem que levar em conta a identidade visual no momento em que escreve o plano de negócio.




Consulte e chame sempre um designer ou publicitário


a participar das reuniões e acompanhar os processos de decisão da empresa. Dessa forma, você evita pintar a parede na cor amarela com verde, sendo que sua marca estrategicamente será toda Vermelha com Azul.


Com a identidade visual de sua empresa, além de ser um diferencial, torna os seus meios de comunicação e apresentação mais profissionais, passando uma imagem de organização e credibilidade a seus clientes, fornecedores e parceiros.


Agora você já sabe o que é e como agir na hora que for construir a identidade visual de sua empresa. Gostou do post? Você pode procurar um profissional que atenta as suas necessidades ou entrar contato com a gente, clicando aqui na página de identidade visual e solicitar o trabalho de criação de identidade visual.